Primeira formação abordou o enfrentamento ao estigma e à discriminação contra a população LGBTQIA+; serviços buscam fortalecer ainda mais a segurança na cidade
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) deu início nesta quinta-feira (21) a capacitações de agentes que atuarão nas novas patrulhas especializadas de proteção em Volta Redonda. A primeira formação foi realizada na sede da Semop, na Ilha São João, e abordou o enfrentamento ao estigma e à discriminação contra a população LGBTQIA+.
Os agentes da Ordem Pública e da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) receberam orientações sobre a forma correta de abordagem à população LGBTQIA+, os direitos e as formas de atendimento humanizado. Também houve explicação sobre a diversidade de identidades de gênero e orientações afetivo-sexuais, além das violações de direitos e violências que essa população enfrenta no cotidiano e que precisam de intervenção da segurança pública.
A capacitação foi oferecida por servidores da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) e do Centro de Cidadania LGBT do Médio Paraíba, do Programa Rio sem LGBTIfobia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou que os novos serviços buscam fortalecer ainda mais a segurança pública na cidade, atuando na prevenção, mediação e repressão a conflitos sociais em diversos segmentos.
“Teremos três patrulhas especializadas: a de proteção à criança e ao adolescente; outra com foco nos animais e meio ambiente; e uma terceira de combate à intolerância religiosa, ao preconceito racial, contra pessoas com deficiência e ao público LGBTQIA+. Através dessas patrulhas vamos poder atender de forma especializada, dentro de uma pessoalidade, afim de reduzirmos significativamente alguns conflitos sociais. Inclusive, são investimentos que atendem ao desejo da população de Volta Redonda e também do prefeito Neto”, disse Coronel Henrique.
Próximas capacitações
Outras capacitações ocorrerão ao longo dos próximos dias. Nesta sexta-feira (22), representantes da Sociedade Protetora dos Animais de Volta Redonda (SPA-VR), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Zoológico Municipal (Zoo-VR) abordarão temas relacionados à causa animal. No dia 25, será a vez da capacitação sobre Igualdade Racial; dia 26, o tema será o meio ambiente e dia 27, representantes de diversas religiões irão capacitar os agentes sobre intolerância religiosa. Já no dia 28, a proteção à criança e ao adolescente será assunto da formação, com o respeito e o atendimento as pessoas com deficiência encerrando as capacitações no dia 29.
Foto de divulgação/Semop.