Visando a segurança de profissionais, treinamento orientou servidores sobre como demarcar locais em manutenção e a importância da utilização de EPIs
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) capacitou nesta sexta-feira (6) funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) sobre o uso de sinalização temporária de trânsito. O treinamento orientou os profissionais sobre como demarcar locais em manutenção – como, por exemplo, a utilização correta de cones, tambores, fitas zebradas, homens-bandeira, pare e siga e outras sinalizações verticais, além da importância da utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais).
A capacitação foi ministrada pelo corregedor da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), inspetor Valdo Rocha, com base no que está previsto no manual brasileiro de sinalização de trânsito volume VII, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
“A capacitação com servidores do Saae envolve o maior ativo da prefeitura, que são seus funcionários. A nossa preocupação é sempre com a segurança e, a partir dessa capacitação, nós garantimos o bem-estar desses funcionários e o bom funcionamento da cidade. Estamos instruindo quem faz o trânsito. Acreditamos que a lei mais eficiente no trânsito é a educação e o nosso foco é sempre a segurança”, enfatizou o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.
A supervisora de Segurança do Trabalho do Saae-VR, Priscila Aredes, destacou que o treinamento de sinalização de trânsito para manutenção de redes é vital para a segurança de todos os usuários da via, motoristas, pedestres ou trabalhadores.
“A capacitação assegura que as obras e manutenções sejam realizadas com o mínimo de impactos negativos no tráfego, além de garantir que todas as normas de segurança e regulamentação sejam cumpridas, protegendo a integridade de todos e evitando prejuízos, tanto econômicos quanto sociais. Agradecemos mais uma vez a parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública”, disse Priscila.
Foto de divulgação/Semop.