Esquema especial contará com o emprego de policiais militares, guardas municipais e o monitoramento por câmeras em tempo real

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e as demais forças de segurança de Volta Redonda definiram o planejamento operacional para o Réveillon na cidade, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Além do reforço no policiamento na festa da virada, na Vila Santa Cecília, que contará com show da banda Blitz, uma operação integrada vai coibir os “rolezinhos” de moto em toda a cidade.

Seguindo os mesmos moldes das operações de combate aos rolezinhos na véspera de Natal, quando cerca de 200 motocicletas foram abordadas, áreas como os bairros Santo Agostinho, Santa Cruz, Eucaliptal e a região da Vila Brasília, onde historicamente acontecem a concentração de motos, serão ocupadas pelas forças de segurança.

De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, o foco das operações é desestimular a prática dos rolezinhos. Além do reforço no número de agentes nas ruas, o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) vai apoiá-los com o monitoramento por câmeras. Qualquer deslocamento que seja notado, ele será acompanhado, e identificado a origem e o destino para que os envolvidos possam ser punidos.

“Essas motos incomodam e são um risco à segurança pública. É tolerância zero com essa conduta, que além de perturbar o sossego de idosos, pessoas enfermas, crianças, animais e trabalhadores que atuam em regime de turno, colocam em risco a segurança da população e até mesmo daqueles que praticam esses atos irregulares”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.

Shows da virada

Já para a festa da virada, que tem início a partir das 20h na Praça Brasil, com apresentações regionais e DJ, e após a contagem regressiva para 2025 show com a banda Blitz, ficou definido que policiais militares e guardas municipais irão reforçar o patrulhamento no local, que contará também com a presença do ônibus da Ordem Pública que vai monitorar toda a área do evento e o entorno, com o uso de câmeras próprias e imagens que chegarão direto do Ciosp.

O secretário municipal de Ordem Pública frisou que mais uma vez a cidade está pronta para realizar um grande evento para celebrar a chegada do ano novo.

“As pessoas podem ficar tranquilas e irem com o intuito de se divertirem e celebrarem. Todo o nosso planejamento tem o intuito de garantir o sucesso do evento, bem como a integridade dos presentes na festa. Além do reforço no efetivo, teremos a presença do ônibus da Ordem Pública que vai monitorar toda a área do evento e o entorno com imagens em tempo real. Isso facilita e otimiza a ação dos agentes, tornando-as mais rápidas e eficazes”, afirmou Coronel Henrique.

Qualquer anormalidade durante o evento, a população deve procurar o agente de segurança mais próximo ou ligar para o 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Municipal).

Além do secretário municipal de Ordem Pública, participaram da reunião de planejamento operacional o subsecretário da Pasta, subtenente Amauri Pego; o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza; o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Silvano de Paula; o coordenador da Operação Segurança Presente, major José Eduardo Martins Silvério; e representantes do 28º BPM (Batalhão da Polícia Militar) e da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF).

Foto de divulgação/Semop. 

Pin It