Autoridades e representantes de blocos carnavalescos autorizados a desfilar participaram do encontro na sede da Semop, na Ilha São João

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) deu início ao planejamento de segurança para o Carnaval 2025 – que conta com programação a partir do dia 15 de fevereiro em Volta Redonda. Uma reunião realizada nesta quinta-feira (16), na sede da Semop, na Ilha São João, alinhou detalhes de como devem ocorrer os desfiles de blocos de rua autorizados na cidade.

O planejamento contou com a participação de representantes de 20 desses blocos, a maioria credenciada à Liga Carnavalesca de Volta Redonda, e das forças de segurança do município (Guarda Municipal, Polícia Militar, Civil e Operação Segurança Presente), das secretarias municipais de Cultura (SMC), Fazenda (SMF), de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) e do Banco de Cidadania – autarquia municipal vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou que desde a criação da Semop, os planejamentos operacionais dos grandes eventos são realizados de forma antecipada, sempre envolvendo organizadores e participantes. Ele disse que o objetivo é garantir um Carnaval mais seguro.

“Nós queremos que Volta Redonda tenha um Carnaval forte, mas acima de tudo com segurança. Por isso, de forma democrática, nos reunimos com todos os envolvidos: representantes dos blocos carnavalescos, Polícia Militar, Polícia Civil, Operação Segurança Presente e as demais secretarias envolvidas para definirmos o planejamento operacional. É o terceiro ano seguido que nos reunimos para um planejamento prévio. Essa integração é essencial para o sucesso de todos os eventos, que só acontece se for de forma segura”, garantiu o secretário.

O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, também reforçou a importância dos planejamentos prévios de segurança para a realização de eventos em Volta Redonda. Segundo ele, desde a criação da Semop, em 2021, a cidade realiza grandes eventos sem o registro de qualquer tipo de ocorrência grave.

“Isso acontece justamente pelo planejamento prévio que temos realizado. Hoje foi uma reunião importante para podermos alinhar com os representantes dos blocos carnavalescos, organizando os dias e horários da saída dos bairros e também daqueles que irão se apresentar na Ilha São João. Vale destacar que o nosso Carnaval de rua é um dos mais fortes do Médio Paraíba. Em breve, o cronograma de blocos será divulgado nas redes sociais da Prefeitura e nos painéis eletrônicos da cidade”, disse Anderson de Souza.

Participaram também do encontro o subsecretário municipal de Ordem Pública, subtenente Amauri Pego; o delegado da Polícia Civil de Volta Redonda (93ª DP), Vinícius de Mello Coutinho; o subcoordenador da Operação Segurança Presente, sargento Bruno Fusco; o 1º tenente da Polícia Militar, Raphael Almeida; o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), Silvano de Paula e o inspetor Cláudio Márcio; a diretora do Departamento de Fiscalização de Atividades Econômicas da secretaria de Fazenda (SMF), Elisângela Almeida; entre outros.

Foto de Thiago Santos/Semop. 

Pin It