Curso de atualização é uma exigência da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran)

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) está capacitando profissionais da cidade e de Porto Real que executam atividades de fiscalização de trânsito nos municípios. O curso de atualização de agente da autoridade de trânsito é uma exigência da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), prevista pela Portaria 966/2022, para atuação dos guardas municipais.

A capacitação é coordenada pelo corregedor da GMVR, inspetor Valdo Rocha. O curso teve início nesta semana na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João, e vai até sexta-feira (14). Ao todo, 20 guardas municipais participam da atividade, que possui uma carga horária mínima de 32 horas.

“A lei de trânsito é uma lei mutante, ela modifica a todo tempo. E o agente de trânsito precisa estar se atualizando. Esse curso, por exemplo, o agente de trânsito é obrigado a fazer a cada três anos. Durante a capacitação a gente trabalha com eles em cima das alterações de legislação de trânsito, além da troca de experiências”, comentou Valdo Rocha.

O curso aborda atualizações normativas pertinentes à fiscalização de trânsito; ética profissional, cidadania e trânsito; além de técnicas de abordagem, operação, fiscalização; e integração com a engenharia de tráfego.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância da capacitação aos agentes de Volta Redonda e valorizou a oportunidade da troca de experiências entre os profissionais.

“Estamos capacitando os nossos agentes para que eles possam ser capazes de desenvolver suas atividades com excelência. Parabenizo ao corregedor Valdo e a todos da GMVR. Para nós é importante também termos essa troca de experiências, mostrar o que dá certo em Volta Redonda e absorver também o conhecimento do que é feito em outras cidades. É importante fazermos uma segurança forte, não só nos nossos municípios de origem, mas na região como um todo, para que possamos avançar juntos na segurança pública”, afirmou Coronel Henrique.

Foto de divulgação/PMVR.

Pin It