Espaço da Secretaria Municipal de Ordem Pública reproduz o sistema viário urbano, oferecendo o ensino de princípios básicos de segurança no trânsito

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda divulgou um balanço sobre as atividades da Minicidade do Trânsito no primeiro trimestre de 2025. No período, que compreendeu as férias escolares e o recesso de Carnaval, 1.425 pessoas foram capacitadas, a maioria crianças. Grande parte das visitas foi de grupos formados pelos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade. Dos 37 ativos no município, 31 foram atendidos pela equipe da Minicidade do Trânsito.

A Minicidade fica na Ilha São João e reproduz o sistema viário urbano, com semáforos, faixas de pedestres, sinalização de solo e placas. Durante a visita, os participantes aprenderam princípios básicos de segurança viária em um passeio guiado, além de valores como cidadania, respeito e inclusão – o espaço recebe e integra pessoas com deficiência, autistas e idosos. A ação faz parte das iniciativas da Semop para promover um trânsito mais seguro na cidade.

“Recebemos cerca de 200 visitantes por semana. Eles aprendem sobre cidadania e trânsito de uma forma lúdica. Cada criança que visita a Minicidade se torna um multiplicador de informações e boas práticas. Temos feito um grande movimento por um trânsito mais seguro, com o objetivo de salvar vidas”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.

Junto da Minicidade do Trânsito, a Semop promove os projetos Guarda Mirim e Piloto Cidadão, este último realizado em parceria com as secretarias da Juventude (Sejuv) e de Assistência Social (Smas). Com aulas no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube, jovens entre 14 e 17 anos recebem noções de segurança no trânsito e, em seguida, pilotam karts.

“Entendemos que a lei mais eficiente no trânsito é a educação. Por isso, estamos fortalecendo a formação de futuros condutores conscientes. Capacitamos crianças com a Guarda Mirim e também na Minicidade, e agora os adolescentes com o Piloto Cidadão. Além de um trânsito mais seguro, queremos estar mais próximos deles enquanto Segurança Pública e colher bons frutos dessa proximidade”, ressaltou Coronel Henrique.

Agendamento de visitas

Escolas, associações de moradores e representantes de entidades sociais podem agendar uma visita à Minicidade do Trânsito. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, exceto em dias de chuva. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (24) 99290-7177 (WhatsApp).

Mais educação

Além das ações permanentes de educação com crianças e adolescentes no complexo da Ilha São João, o “Cidadão em Construção”, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Semop, oferece um curso gratuito de pilotagem para motociclistas habilitados. A capacitação ocorre toda segunda-feira no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube. O curso conta com conteúdo teórico e prático, abordando técnicas de condução do veículo e noções de educação no trânsito. A capacitação é ministrada pelo multicampeão e piloto profissional Helder Shad.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira na Semop, localizada na Ilha São João, ou pelos telefones (24) 3511-3778 ou (24) 99288-5500 (WhatsApp), das 9h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados precisam ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possuir moto de qualquer categoria, já que as aulas ocorrem no veículo do aluno.

Foto de divulgação/Semop.

Pin It