Ideia é fazer o ‘Dia da Inclusão e do Acesso à Justiça’ unindo a Comissão da Pessoa com Deficiência da entidade, intérprete de Libras e assistente social
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, e a presidente da OAB/VR (Ordem dos Advogados do Brasil de Volta Redonda), Carolina Patitucci, querem unir o órgão público e a entidade para divulgar os direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs). A ideia é criar o “Dia da Inclusão e do Acesso à Justiça: Venha conhecer seus direitos”.
Durante encontro, na sede da OAB/VR, no final da última semana, ficou definido que o evento vai contar com os profissionais que fazem parte da Comissão da Pessoa com Deficiência da entidade e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) vai disponibilizar um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e um assistente social.
“O próximo passo é identificar um local, com acessibilidade, para receber o público-alvo do evento e fazer uma estimativa do número de pessoas interessadas em participar para definir o melhor espaço para sediar o ‘Dia da Inclusão e do Acesso à Justiça’ em Volta Redonda’”, disse Washington Uchôa.
Garantia da acessibilidade
Esta não é a primeira vez que a SMPD e a OAB/VR formam uma parceria. No início do ano passado, o secretário da pasta esteve com uma arquiteta do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) de Volta Redonda na sede da entidade, na Rua General Newton Fontoura, n° 323, Jardim Paraíba, a convite de sua presidente, para apresentar um projeto de acessibilidade para o prédio.
“A doutora Carolina também é uma militante pela acessibilidade e garante que em sua gestão à frente da entidade a questão será uma prioridade. Ela acrescentou que a Seccional OAB RJ tem um Plano Estadual de Valorização do Advogado e Advogada com Deficiência e que a subseção de Volta Redonda não vai medir esforços para cumpri-lo. Uma das ações para este fim foi a criação da Comissão da Pessoa com Deficiência, que vai atuar no ‘Dia da Inclusão e do Acesso à Justiça”, completou Washington Uchôa.
Foto: Divulgação – Secom/PMVR