Através da leitura do código, a pessoa surda é direcionada para um dos intérpretes de Libras à disposição na sede da SMPD

A Prefeitura de Volta Redonda deu mais um passo em direção a se tornar uma cidade totalmente inclusiva. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), em parceria com a Viação Elite, está implementando uma iniciativa pioneira para ampliar a acessibilidade no transporte público da cidade. A partir desta semana, todos os ônibus operados pela empresa estão recebendo QR Codes, que direcionam os usuários à Central de Intérpretes em Libras (Língua Brasileira de Sinais) da SMPD, facilitando a comunicação para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

Através da leitura do código do tipo QR Code, a pessoa surda é direcionada imediatamente, pelo WhatsApp, para um dos intérpretes de Libras à disposição na sede da SMPD. O intérprete conversará, então, com o surdo por meio de Libras, tirando assim todas as suas dúvidas. Todo o serviço é gratuito.

A Central de Intérpretes em Libras, criada em julho de 2022, já beneficiou centenas de pessoas ao oferecer atendimento especializado por meio de videochamadas, ou presencialmente na sede da SMPD, localizada na Rua 17 de Julho, nº 20, bairro Aterrado. Com a introdução dos QR Codes nos ônibus, o serviço torna-se ainda mais acessível, permitindo que os usuários acionem intérpretes de forma rápida e prática durante suas viagens.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, destacou a importância da parceria: "A inclusão de QR Codes nos ônibus da Viação Elite é um passo significativo para garantir que as pessoas com deficiência auditiva tenham autonomia e acesso igualitário aos serviços públicos. Nosso objetivo é estender essa iniciativa a todos os equipamentos do governo municipal, como unidades do Cras (Centros de Referência de Assistência Social), hospitais e demais unidades de saúde".

Foto de divulgação.
Secom/PMVR

Pin It