Além de melhorias na infraestrutura, um gerador de energia foi instalado no local

A sede da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Volta Redonda, que fica na Ilha São João, passou por reforma geral. O local recebeu pintura; novo sistema de captação e escoamento de águas pluviais; e reforço estrutural nos fundos da construção, onde fica o rancho. Além das melhorias na infraestrutura, houve a instalação de um gerador de energia.

A execução da obra, concluída em cerca de dois meses, ficou a cargo de empresa contratada através do Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda), que também fiscalizou o trabalho.

“A modernização da sede facilitou o trabalho de todo o corpo administrativo, técnico e operacional. E, por consequência, melhora o atendimento ao público, que é o foco da Defesa Civil”, disse o coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens Siqueira, agradecendo ao prefeito Antonio Francisco Neto e toda a equipe do governo.

Rubens reforçou a importância da instalação do gerador de energia na sede da Defesa Civil. De acordo com ele, o equipamento com potência 6 kVA (quilovolt-ampere) suporta toda a iluminação da estrutura e ainda o sistema de Tecnologia da Informação (TI).

“Isso significa que, no exato momento que haja queda de energia, o gerador é automaticamente acionado, evitando a perda de qualquer tipo de informação que esteja sendo lançada no sistema, tanto municipal, estadual e federal. Informações que podem ser cruciais para traçar um plano de ação no caso de chuvas torrenciais, por exemplo”, explicou Rubens.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda tem 24 agentes, que trabalham em turnos para atender à população 24 horas, e conta com cinco viaturas, que também receberam novos adesivos de identificação. A Defesa Civil presta assessorias administrativa, técnica e operacional, frente às ações de natureza hídrica, geológica, química e humana, além de seguir protocolos de antecipação, prevenção, preparação e resposta.

O contato com a Defesa Civil de Volta Redonda pode ser feito pelos números 199 (Defesa Civil) ou 156 (Central de Atendimento Único).

Foto de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It